O projeto “Prefeitura nos Bairros”, da Prefeitura de Andirá, começa a dar importantes frutos, reorganizando o planejamento de atendimento das ações do governo municipal nas comunidades, promovendo agendas periódicas com o secretariado e o prefeito José Ronaldo Xavier para debater em conjunto as políticas públicas necessárias, ampliando diálogo com a população para que ela ajude a pontuar e diagnosticar as demandas nos bairros, buscando soluções

Mesmo enfrentando diversas críticas, especialmente de alguns atores da comunidade política local, o “Prefeitura nos Bairros” está rompendo paradigmas. E esta semana, logo depois da primeira edição do projeto, ocorrido no sábado, dia 25, as demandas propostas pelos moradores do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida foram inseridas num planejamento específico para o bairro. No dia 28, terça-feira, o prefeito José Ronaldo Xavier reuniu todos os secretários, no gabinete da prefeitura, para debater as propostas da população, elencadas em cada secretaria.

E foram várias. Entre elas, o ajuste em algumas ruas que ainda são de terra e prejudicam os moradores com o excesso de poeira e sujeira; coleta de lixo e galhos; projetos culturais e esportivos no bairro; falta de remédio; falta da ambulância local. O prefeito, que conversou pessoalmente com os moradores num gabinete itinerante montado no evento de sábado, pediu empenho de todos os secretários em resolver o máximo possível de demandas. E os resultados já começaram a aparecer.

Infraestrutura

Na quinta-feira, dia 30, o prefeito voltou ao bairro, para acompanhar de perto as ações que estão sendo realizadas simultaneamente. A Secretaria de Viação e Serviços Públicos e o SAMAE estiveram fazendo uma operação de limpeza nas ruas do bairro, roçando terrenos com mato alto, coletando galhos e entulhos, lavando as ruas, fazendo pintura de meio fio. E o mais bacana foi a alegria dos moradores, com as chegadas dos caminhões de pedras, que estão sendo colocadas em todas as ruas de terra; na sequência, de acordo com Secretário Carlos Rabito, outra máquina passará ajustando as pedrinhas e compactando, para tampar a terra e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Desta forma o bairro ficará muito mais bonito. Alguns moradores até colaboraram, usando trator próprio, para ajudar espalhando as pedrinhas. Mas o prefeito disse que esta é uma atitude emergencial. Há um estudo em andamento para que as ruas do bairro que ainda não têm pavimentação sejam também asfaltadas.

Poço Artesiano

O Prefeito também esteve no Poço Artesiano, que fornece água aos moradores. Ele ordenou ajustes e melhorias nos equipamentos e no espaço físico, que receberam ações nesta semana. O diretor da Autarquia, Luiz Carlos Demarchi, acompanhou o prefeito nas avaliações.

Saúde

Uma das maiores reivindicações da população é com relação à saúde, tanto no aspecto da falta de remédios, quanto na falta da ambulância local. Durante a reunião de secretariado, o chefe da pasta, Diego Domingues, explicou os motivos pelos quais foi retirado a ambulância da comunidade e destacou que, em caso de urgência, o Pronto Socorro já atua com rapidez nos atendimentos de urgência. Mesmo assim, o prefeito ordenou a volta da ambulância para o bairro. Um Processo Seletivo Simplificado (PSS) vai possibilitar a contratação de um motorista destacado para o local. Quanto aos remédios, o prefeito anunciou que encaminhou na segunda-feira, um projeto à Câmara, para autorização de um aporte financeiro que irá resolver a questão da falta de medicamentos. O projeto foi aprovado.

Ações Culturais, de lazer e de Esporte

Na reunião o prefeito também pediu aos secretários responsáveis por projetos de democratização cultural, de esporte e lazer que apresentassem um plano de ação para que esta demanda de políticas públicas seja suprida. O Departamento de Cultura deve entregar na próxima semana a programação das atividades para o local; já a Secretaria de Esporte e Lazer anunciou, nesta quinta-feira, que na próxima semana já irá começar uma Escolinha de Esportes no bairro, contemplando várias modalidades esportivas.

Subprefeito

Um dos desejos pessoais do prefeito Xavier é que exista no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, um representante do governo, tornando mais dinâmica e mais eficiente as ações da prefeitura no bairro. Por isso, o prefeito já pediu ao departamento jurídico que faça um estudo de viabilidade para que o projeto prospectado por ele se efetive o quanto antes.

Mais diálogo, mais eficiência

O “Prefeitura nos Bairros”, ao contrário do que muitos possam imaginar, não é uma atividade pontual, com um evento de integração e atividades culturais realizadas uma vez ao mês. O projeto vai além, segundo informou o coordenador e Secretário de Comunicação da Prefeitura, Tiago Dedoné. “Não se trata de um dia de evento, apenas. É muito mais que isso. O projeto tem a meta de orquestrar um plano de ação que potencialize as iniciativas do governo nos bairros, dialogue com mais eficiência com a comunidade e proporcione políticas públicas mais diretas e rápidas. Outro ponto importante é que o projeto tem planejamento muito bem delimitado antes, durante e depois do evento, integrando todas as secretarias. Esta integração, em prol de soluções mais efetivas para a população, é o ponto mais especial do projeto”, destacou.