A Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Ação Social – por meio do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS)-, juntamente com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, deram início nesta quarta-feira, dia 11, a um curso de capacitação em Jardinagem, com o objetivo de apresentar técnicas  corretas de formação e manutenção de jardins com flores, gramados e outras plantas ornamentais. No conteúdo programático destaca-se: a identificação de plantas e meio ambiente; preparo e melhorias de solo; materiais e equipamentos de jardinagem;  implementação de projetos; tratos culturais; tratos fitossanitários; fundamentos básicos na prestação de serviços de jardinagem.

O curso - que tem duração de três dias, totalizando 24 horas -  é ministrado pela professora Maria de Fátima Carvalheiro Marcondes e coordenado pela mobilizadora do Senar, Jaqueline Bocato. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renato Martins, esteve presente e destacou que as abordagens irão propiciar técnicas e conhecimentos mais modernos sobre o processo de trabalho de jardinagem. “Muitos funcionários da prefeitura estão fazendo este curso e é importante por que acaba ampliando conhecimentos”,destacou ele, informando que a parceria com o Senar tem sido estratégico, pois tem possibilitado a oferta de vários cursos relacionado a agricultura e meio ambiente. Segundo ele, o próximo curso a ofertar será de Manejo de Pastagem. Recentemente, a mesma parceria resultou na oferta de um curso relacionado à produção de frutas.