Professores da Rede Municipal de Educação de Andirá participaram de uma intensa semana de capacitação pedagógica, com a finalidade de ampliar debates sobre os processos pedagógicos implantados nos Centros de Educação Infantis e nas escolas municipais, analisar os desafios do sistema e propor novas práticas com o intuito de dinamizar as atividades de ensino – aprendizagem. O encontro começou no dia 1º de fevereiro, com reuniões internas em cada unidade de ensino, sobre análises de contexto local, intermediado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Sirlei Maria de Freitas Aguiar, que desejou boas vindas aos professores e demais profissionais da Rede, falou das realizações da área nestes últimos anos e sobre a importância de lutar pela educação de qualidade, que propicie a socialização, integração e emancipação.

No dia dois, o encontro se ateve a planejamentos.  Já no dia três, no período da manha e sob coordenação das professoras Zilda Maria Ferrari e Aparecida Carfi dos Santos Turin – ambas do setor pedagógico da secretaria -, propuseram um debate sobre os procedimentos e desafios da educação infantil. O encontro, organizado nas instalações do Cine Teatro São Carlos contou, ainda, com a palestra da professora Nathália Del Padre Ribeiro, que falou sobre o tema “Inclusão”. No mesmo dia, no período da tarde, os professores dividiram-se por séries de atuação para troca de experiências.

No dia 04, o encontro foi marcado por planejamentos  nas escolas e nos CEMEIs. No dia 05, aconteceu uma palestra motivacional com a palestrante India Nara Binotto, do Sistema Aprende Brasil. No mesmo dia, mais um clico de planejamentos encerrou as atividades de capacitação.  Estes cursos para ampliação de debates e organização  acontecem todos os anos em Andirá e antecede o início do período letivo, com o objetivo de proporcionar sempre melhores práticas educacionais nas instituições de ensino e construindo metodologias para qualificar ainda mais o sistema pedagógico.