O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e da matemática.

O programa foi criado em 2007 pelo MEC, e se realiza em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada  com adesão dos estados e municípios interessados. Objetiva constituir grupos de estudos na área de alfabetização e linguagem e na área de matemática nos municípios participantes do Programa e desenvolver nos professores a consciência da necessidade e do direito à formação continuada.

A abertura do programa aconteceu no dia 5 de março no Cine Teatro São Carlos onde a Secretária Municipal de Educação professora Sirlei Maria de Freitas Aguiar explicou que desde 2009 estava empenhada em trazer o programa para Andirá visto tratar-se de um programa elaborado com vistas a melhorar o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira em todos os municípios do país, e finalmente este ano ela conseguiu trazer o programa para o município. Após demonstrar ao Prefeito Xavier a necessidade da execução do programa no município este prontamente assinou o termo de adesão junto ao MEC, o que possibilitou neste momento a sua execução.

A Secretária de Educação professora Sirlei salientou que o  aprimoramento dos professores deve ser constante durante a prática profissional. As elaborações dos modelos pedagógicos, aplicados dentro da temática educacional, devem ser, sempre que possíveis reavaliados, para um melhor desempenho do professor em sala de aula. O profissional educador dentro da logística educacional deve estar atento as transformações dessa década. É primordial a remodelação da historia educacional.  Não compete mais aos educadores padrões de “imitador”,  ”compilador”.Cabe ao professor adequar-se a nova realidade. O ser humano aprende com trocas dentro da relação ensino aprendizagem. Problematizar significa investigar, transformar, e isso só se torna possível quando o professor está aberto e pronto para continuar crescendo.

O programa é gratuito e ofertado a todos os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal  com participação voluntária dos professores.

A carga horária do curso será de 240 horas sendo 120 horas na primeira etapa e 120 horas no revezamento. Ou seja, o professor que iniciou o curso na área de Alfabetização e Linguagem poderá fazer o revezamento na área de Matemática e vice-verso. Os cursistas que obtiverem a freqüência mínima de 75% receberão os  Certificados diretamente  do MEC – Ministério de Educação e Cultura através da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Os encontros são presenciais e estão sendo realizados  semanalmente nas noites de segunda e quarta-feira na Escola Municipal Ana Nery, coordenados pelas professoras Marineusa Lobo Trabaquini e Claridina C. Nunes Pinheiro que juntamente com as professoras cursistas realizam estudos dos Fascículos do livro do Programa, trocas de experiências e atividades que serão desenvolvidas na prática pedagógica em sala de aula com os alunos.

Os resultados dos trabalhos dos professores andiraenses participantes do programa serão compartilhados com municípios de todo o Brasil, tendo a  oportunidade de mostrar que aqui se trabalha com amor e seriedade na busca de uma educação cada vez melhor para as nossas crianças.

Fonte: Mara Lúcia Fernandes- Secretaria Municipal de Educação e Cultura