O município de Andirá foi destaque durante a segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em Curitiba. O projeto, mobilizado via Secretaria Municipal de Educação, numa parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo levou, às escolas da Rede Municipal, debates sobre educação financeira, produção lúdica de brinquedos e produtos (feitos pelos próprios alunos), além de exposição. Em alguns casos alunos realizaram até mesmo vendas das peças produzidas. Andirá foi um dos 38 municípios paranaenses que receberam troféus e certificados do Sebrae por terem implantado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em todas as instituições da Rede Municipal.

A meta foi identificar, estimular e difundir  as melhores práticas e resultados em educação empreendedora. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Sueli Nardoni, esteve na capital representando o município andiraense, selecionado entre mais de 300 inscrições. De acordo com ela, o trabalho mobilizou professores, alunos e atuou norteando projetos pedagógicos: “O resultado, em Andirá, foi mobilizador. Isso por que o tema foi muito bem abordado nas aulas das instituições de ensino. Agradeço a dedicação da Secretaria de Educação e parabenizo todos os professores e alunos envolvidos. O debate , as produções, tiveram importantes resultados”, destacou ela, enfatizando a importância da parceria com o Sebrae.

A Prefeita, Ione Abib, recebeu no gabinete os diretores das escolas que realizaram os trabalhos. Além da secretária de Desenvolvimento Econômico, a de Educação, Laudicéa Mello Pereira, também esteve presente e ressaltou o papel estratégico do projeto no fomento de um planejamento pedagógico afirmativo de educação financeira e cidadania, instigando a cultura empreendedora.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom