Numa iniciativa da Empresa Santos Andirá, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a rede municipal de ensino de Andirá conta com mais uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento saudável dos alunos: “Projeto Atleta do Futuro”. O lançamento aconteceu segunda–feira (20), na Escola Ana Nery. O projeto tem por finalidade propiciar a prática esportiva em suas diversas formas de manifestação, com vistas na criação da cultura e hábito esportivo, promovendo o desenvolvimento físico, pessoal e social da criança. Inicialmente serão atendidos cerca de 400 alunos de 09 a 10 anos de idade, de seis escolas municipais. As aulas serão coordenadas por professores de Educação Física do SESI, auxiliados por estagiários.

Ao agradecer a Santos Andirá e SESI, pela parceria que já contemplou o município com a Indústria do Conhecimento, que será inaugurada em breve, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) destacou que: “A prática esportiva regular é reconhecida como um dos principais aliados da saúde e que o projeto Atleta do Futuro, além de transmitir essa concepção aos alunos, sensibiliza-os sobre os valores que o esporte agrega ao cidadão, como espírito de luta, superação do medo e formação de caráter”.

A Secretária de Educação, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, também agradeceu ao SESI e a Santos Andirá, representada no ato por seu diretor, André Biancardi dos Santos, lembrando que em sua infância, os meninos jogavam futebol na rua com bolas de meia e as meninas brincavam com petecas  e bets (jogo com tacos). “Não tínhamos as oportunidades e nem os recursos que se tem hoje, como quadras cobertas, centros esportivos e tantas modalidades esportivas, mas o contato com o esporte, na infância, contribuiu muito na inclusão social e na formação de adultos saldáveis”, salientou.

Também usaram a palavra o diretor da Autarquia Municipal de Esportes de Andirá (AMEA), Eduardo Roberto Silveira Santos; José Roberto Altizani, coordenador regional da FIEP; José Roberto dos Santos, diretor da Santos Andirá; José Antonio Fares, superintendente do SESI/PR; os instrutores de Educação Física do SESI: Elizandra e Everton; representando os  pais dos alunos beneficiados com o projeto: Valéria e Valtenier e a diretoras Marissol Angélica Felix e Denise Andrioti Mendes Floriano, das escolas Ana Nery e Santa Inês. Todos elogiaram a iniciativa.