O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier (PTB), aprovou nesta sexta-feira (25) o projeto do Secretário Municipal de Comunicação, Tiago Dedoné, que pretende levar em parceria com a Secretaria de Educação,  a todos os professores e demais profissionais que integram a rede municipal de ensino, uma capacitação continuada em Comunicação e Educação.  De acordo com o projeto, além das aulas teóricas de Gestão da Comunicação em sala de aula, Leitura Crítica dos Meios de Comunicação, Políticas Públicas em interfaces, Mediação Tecnológica e Reflexões Epistemológicas, o curso, que terá duração de dois meses e aula uma vez por semana, também contará com oficinas de audiovisual – produção de roteiro, curta metragem e vídeo-documentário; rádio escola, fotografia, produção de fanzine/jornal mural, Literatura e Mídia. “O projeto segue a perspectiva da teoria da educomunicação, criada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da USP. A meta é possibilitar aos educadores aporte para planejamentos pedagógicos que versam sobre as práticas educativas em comunicação. É importante Andirá entrar na rota de pesquisa e ações nesta área, visando a modernização do sistema de ensino”, destacou o jornalista.

Dedoné ainda enalteceu que uma das mais importantes áreas do curso é justamente a ampliação de debates e conhecimentos sobre educação para os meios, leitura crítica da mídia. “Desde a década de 70 algumas escolas teóricas da educação buscam convergir reflexões a respeito. Aliás, antes mesmo disso, lá na década de 30, o educador francês Celéstin Freinet já usava o jornal em sala de aula, como fonte de debates sobre leitura de  mundo. O brasileiro Paulo Freire é uma das nossas maiores referências nesta vertente de discussão sobre autonomia e pedagogia do encantamento. Mas foi nos anos 90, lá na USP, que a Educomunicação nasceu, como escola teórica de interfaces. Hoje, muitos municípios já aplicam projetos pedagógicos em comunicação em sala de aula e o próprio Ministério da Educação desenvolve projetos.  Vamos lutar para modernizar nosso sistema de educação e possibilitar estes conhecimentos e debates em Andirá”, destacou o Secretário. “Minha meta é tornar a Educomunicação uma Lei Municipal, a exemplo de outras cidades que assim fizeram. Desta forma, haverá recursos específicos para ações, como, por exemplo, a aquisição de equipamentos para construção da rádio escola, nas instituições. Estamos no governo por um tempo determinado e, com a Lei, os próximos prefeitos seguirão dando continuidade  a pesquisa e modernização do sistema”, completou.

Além das aulas e oficinas, os participantes terão como sistema de avaliação o desenvolvimento de atividades de comunicação em sala de aula. No final do curso, serão certificados durante uma formatura. Documento este que servirá para elevação de nível no Plano de Cargos e Salários. Os professores, que virão ministrar o curso, são profissionais pesquisadores da área, com alta formação e experiência. As aulas começam dia 08, às 19 horas, no Cine Teatro São Carlos.  As inscrições já estão abertas.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMA