Mais uma ação de comunicação desenvolvido no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Andirá, nesta sexta-feira, dia 04, marcou pela mobilização, descontração e pelo trabalho de elevação de auto - estima dos mais de 80 idosos freqüentadores do projeto da Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social.  A Oficina de Fotografia e Cidadania teve como objetivo produzir fotos dos idosos, mostrar o cotidiano no Centro de Convivência e instigar momentos de alegria. Tudo isso produzido pelos próprios profissionais do Centro, que são alunos do curso de capacitação continuada em Educomunicação, ofertado pela Prefeitura desde o ano passado e tem apresentado módulos de formação em práticas educativas em comunicação.

Todo este trabalho faz parte de um cronograma de atividades do Projeto Educom, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e que está sendo implantado em todas as áreas do poder público municipal, com o objetivo de levar ferramentas da comunicação para dinamizar os processos de trabalho e melhorar a comunicação nos espaços públicos. Nesta sexta a equipe de profissionais contou com cenários instalados e apoio de uma equipe de beleza (que fizeram maquiagem e cabelos); depois, as sessões fotográficas, que alegrou os membros do Centro de Convivência.

Esta não é a primeira ação prática em comunicação desenvolvida no local. Já foram realizados oficinas de Leitura Crítica da Mídia, Produção de Jornal Mural e reuniões de pauta coletiva, para criação do Jornal do CCI, que deve nascer já nos próximos dias. A Oficina de fotografia, segundo informou a coordenadora Sônia Maria Miguel, teve resultado especial. “O mais importante é ver como eles se sentiram felizes. Alguns já vieram de casa com trajes, brincos e colares, chapéus, para a sessão fotográfica. Ficaram a semana inteira na expectativa. Toda nossa equipe participa do curso do Educom e estamos aprendendo muito sobre como usar a comunicação para melhorar nosso trabalho e atendimento aos nossos idosos. É um trabalho muito importante”, destacou a coordenadora, informando que as fotos serão reveladas e será feito exposição itinerante.

Integração

Além do CCI, outros órgãos da Prefeitura de Andirá também estão estudando comunicação e tendo contato com o Projeto Educom, produzindo ferramentas para melhorar o ecossistema comunicacional dentro destes ambientes públicos: Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil, Projeto Esperança (órgão da Secretaria de Ação Social que cuida de 150 crianças e adolescentes ), Postos de Saúde, Central do Trabalhador, Casa Lar, Secretarias Municipais de Administração, Viação e Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Obras, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), APAE. O curso de capacitação também conta com estudantes secundaristas, universitários e membros da comunidade.

Fonte: Tiago Dedoné / Secom