Os servidores das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Viação e Serviços Públicos e da Defesa Civil de Andirá, que estão participando do curso de capacitação continuada em Educomunicação – ofertado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, desde o ano passado -, se reuniram nesta terça-feira, dia 14, para uma reunião de planejamento e definição das produções de comunicação que serão realizadas pelo grupo, para apresentação de trabalho final do curso. Ficou definida uma agenda de reuniões, além dos tipos de mídias que serão produzidas. Como todos os setores têm envolvimento com o tema do meio ambiente, escolheram a produção de um Video Documentário e Fotografia para tratar da Educomunicação Socio Ambiental.

Para Adriana Maria da Silva Duarte, que trabalha no Viveiro Municipal e faz parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vai ser uma oportunidade para os servidores do setor dialogarem mais e apontarem questões como degradação do meio ambiente, como funciona a manipulação das plantas e os trabalhos de doações de mudas. Ela disse que fica revoltada quando vê nascentes em situação de risco e a situação da degradação da mata ciliar, em várias regiões rurais da cidade. “Quero registrar isso e aproveitar e falar sobre o nosso trabalho de conscientização”, disse ela.

Roberto Pereira, da Secretaria de Viação e Serviços Públicos está empolgado com os trabalhos de captura de imagem e a produção do roteiro, quer coletar entrevistas e mostrar os desafios enfrentados com o descaso de alguns cidadãos que fazem poda irregular de árvores, prejudicando a natureza e também o trabalho de coleta da equipe, além de alertar os que jogam lixos nos canteiros e praças. Os funcionários da Defesa Civil – Bombeiros Comunitários também estão fazendo o curso de Educomunicação. Durante a reunião, destacaram a questão das queimadas irregulares e querem contribuir em fotos e vídeos, conscientizando a população, apontando dados estatísticos e mostrando o dia-a-dia do setor.

Alunos do curso e funcionários da Prefeitura - além de estudantes e membros da comunidade que também estão participando todas as quartas-feiras do curso de capacitação-, estão em agendas diárias nos últimos dias. É que ao se aproximar da fase final do curso, terão um período para produção de uma peça comunicacional, com o intuito de mostrar o papel da comunicação no processo de dinamização dos trabalhos do setor e a ampliação dialógica com a população atendida.