Com a presença da Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier e da diretora da Agência do Trabalhador de Andirá, Magna  Maria Moreira Rubio foi realizado na noite de sexta-feira(15) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens “ProJovem Trabalhador 2013”. O programa  vai capacitar  profissionalmente 70  jovens andiraenses  de 18 a 29 anos que já cursaram ou estão cursando o ensino médio. Durante os 06 meses de treinamento, além da formação profissional, cada participante receberá gratuitamente todo material utilizado, uniforme, bolsa, lanche, transporte ( Exclusivo para aluno que reside  há uma distancia de 1,5 quilometro dos locais dos cursos ) e auxílio mensal de R$ 100, 00,  mediante comprovação de 75% de freqüência. Os cursos têm duração de 350 horas e são  focados nas áreas de saúde,  alimentação e serviços pessoais. O projeto visa garantir oportunidade de uma boa qualificação ao jovem, além do incentivo na participação efetiva no mercado de trabalho. As aulas terão inicio no próximo dia 25, nas escolas Ana Nery  e Santa Inês, nos períodos da  tarde e noite.

Representando o prefeito José Ronaldo Xavier, que não compareceu ao evento, em razão de compromissos pertinentes ao município, na cidade de Arapongas, a Secretária Ana Lúcia  destacou  a importância da qualificação na formação humana e social e que, “Esse é um grande passo para um futuro promissor para os  70 jovens que participarão dos treinamentos”. Salientou também  a participação efetiva  da administração pública na parceria com os governos Estadual e Federal para que o programa  fosse implantado em Andirá e  o importante papel das equipes funcionais  do CRAS, Secretaria de Ação Social e da Agência do Trabalhador do município,  no processo de instalação  e acompanhamento dos cursos. Em seguida foi exibido um vídeo com o pronunciamento do Secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli e, na seqüência, a diretora  da Agência do Trabalhador, Magna Moreira e  o professor Reginaldo, representante da empresa Bandeirantes Desenvolvimento Profissional, responsável pela aplicação dos cursos, explanaram  sobre os temas que serão desenvolvidos e esclareceram  dúvidas dos participantes.

A mesa de honra foi composta pela Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier; Glayse Picolo Coimbra Botega, Assistente Social; Aurenilson Cipriano, Presidente do FUNPESPA; Prof. Reginaldo, da empresa Bandeirantes Desenvolvimento Profissional e Júlio Cezar Gobis, Chefe do Departamento Administrativo da Secretaria Municipal de Ação Social.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social.