As Secretarias Municipais de Ação Social, Saúde e Educação de Andirá participaram, nesta quarta-feira, 21, do segundo encontro da Rede de Integração, um projeto da Secretaria Municipal de Comunicação , cujo objetivo é integrar as informações das pastas do governo que têm projetos integrados e ampliar a comunicação entre os gestores destas áreas. De acordo com o jornalista Tiago Silvio Dedoné, Secretário de Comunicação do município, o projeto trabalha contemplando dois pontos: o primeiro, a ampliação de diálogo , pontuando situações de atendimentos que tiveram problemas por causa de falhas em cruzamentos de informações. “Já tivemos situações de complexidades em Andirá, que mostraram a necessidade de uma política mais efetiva de integração das informações. Há vários programas do Governo Federal e Estadual que os mecanismos de gestão são integrados. O Bolsa Família, por exemplo, é um deles. Estas três secretarias gerenciam uma grande quantidade de recursos e de atendimentos que precisam da eficácia na comunicação. O projeto da Rede surgiu, primeiramente, para proporcionar alternativas de solução para estas deficiências”, destacou.

Mas há outro ponto muito importante: a humanização do atendimento. Segundo ele, a Rede vai promover cursos de capacitação, com todos os servidores destas áreas, em atendimento e comunicação interpessoal para instigar o atendimento humanizado, além de fomentar mecanismos de feed bak, para que a população avalie o atendimento dos setores.

No primeiro encontro que aconteceu, os profissionais da Secretaria de Ação Social fizeram as explanações sobre o Cadastro Único e os projetos interligados. Nesta quarta-feira, foi a vez da Secretaria de Saúde a fazer as exposições. Diego Domingues, Secretário Municipal de Saúde, enfatizou a importância dos trabalhos da Rede e pontuou os programas, avanços e relatou situações de problemas que precisam de melhorias na comunicação. Muitos questionamentos surgiram e foram debatidos durante o encontro. “A importância da Rede de Integração é que começa a se comunicar de forma mais fácil e menos burocrático. A gente começa a entender os serviços das entidades e sua importância na rede municipal. Algumas secretarias a gente têm conseguido manter os contatos muito mais simples agora, mais fácil, menos burocrático”, destacou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social