A Primeira Dama de Andirá, Ana Lúcia Xavier, chamou os novos instrutores da Banda Marcial Municipal Daniel e José Paulo; além da diretora do Departamento de Cultura do Município, Sônia Endo, para uma importante reunião de trabalho nesta quarta-feira, dia 23. A meta do bate papo, que aconteceu nas instalações da Ação Social, foi definir as agendas de atividades culturais para o próximo bimestre e nortear o planejamento de divulgação de cursos e aulas de música para os que irão compor a nova versão da Banda Marcial.

De acordo com Ana Lúcia, os trabalhos de reestruturação das políticas de democratização cultural estão a todo vapor em Andirá, com intensa participação dos ativistas culturais, que compõem as ações da área. Os artistas têm participado de atrações na comunidade, especialmente apresentações em encontros, conferências e demais atividades de mobilização popular. Além da Banda Marcial, discutida nesta tarde de quarta-feira, outras agendas da cultura também foram abordadas, entre as quais, o Sarau Cultural, que vai levar atrações de cultura nas diversas comunidades do município.

O Departamento Municipal de Cultura, coordenado pela Secretaria de Educação, levou os trabalhos de gestão para as instalações do Cine Teatro São Carlos, onde agora concentra não apenas a parte administrativa do setor, como, também, já funciona as atividades. As aulas da Banda Marcial serão no local. Também está sendo articulado o Fórum Municipal de Cultura e a criação do Conselho.  “Estou muito contente com os resultados deste trabalho. Estamos diagnosticando os artistas de nossa cidade e buscado integrar este pessoal em projetos de democratização cultural. São políticas públicas importantes para garantir intervenção social e suprir uma importante demanda da comunidade. E olha que muitas coisas estão por vir ainda este ano. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”.