O estudante de direito e um dos líderes do movimento jovem Rotaract, de Andirá, Ricardo Simoni Júnior (20), assumiu nesta segunda-feira (18), a chefia da Coordenadoria Municipal de Juventude – órgão recentemente criado com o intuito de organizar os movimentos jovens, ampliar espaços abertos e democráticos de diálogos e fomentar as políticas públicas para o setor -. O jovem tem trajetória de militância em várias áreas ligadas à juventude, o que o consolidou com uma das alternativas do Prefeito José Ronaldo Xavier, para assumir a pasta.

Aos 13 anos, logo no início do ensino médio, articulou e mobilizou uma chapa alternativa para o Grêmio Estudantil  do Colégio Barbosa Ferraz. Em 2009, começou sua atuação, como Secretário, no Interact Clube - movimento social de adolescentes do Rotary Clube -; em 2010, assumiu a tesouraria para, em 2011, tornar-se Presidente do movimento. 2012 e 2013 foram marcados por novos desafios, quando entrou para a diretora regional do Interact, assumindo a vice representação, abrangendo todo o distrito 4710 – um total de 58 cidades.  Mas o dinamismo de seus trabalhos e suas posições modernas na elaboração de projetos de intervenção social, permitiram com que Simoni buscasse vôos mais altos: ainda em 2013 foi eleito na cidade de Faxinal, representante distrital – cargo máximo no distrito, sendo o primeiro representante distrital a representar a cidade de Andirá. Com sua ajuda, foi sucedido, posteriormente, por mais dois representantes jovens, também de Andirá. Hoje, integra o Rotaract - movimento Jovem do Rotary.

Em 2015 por acreditar na força política dos movimentos criados dentro das escolas secundaristas e universidades, mobilizou lideres jovens na Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR – onde é acadêmico de direito - e fomentou a reativação do Centro Acadêmico da Universidade, tornando-se presidente e propondo importantes pautas de mudanças na instituição.  No mesmo ano, com auxílio de sua família, encabeçou um projeto de comunicação, criando o jornal Regional Notícias, onde atuou como diretor.

Perspectiva

A escolha do novo líder do departamento de políticas de juventude da Prefeitura de Andirá foi apontado pelo prefeito Xavier e pela Primeira Dama, Ana Lúcia Xavier, como uma forma de integrar ainda mais os grupos jovens, já que Simoni tem grande transito nos movimentos e dialoga de forma bastante democrática,  sendo estes, os principais norteadores do projeto da Coordenadoria, que estará atrelada diretamente à Secretaria Municipal de Ação Social. “Ele terá bastante trabalho para tocar o programa que começamos a construir no Fórum de Juventude, juntamente com todos os representantes de movimentos da cidade. E sabe que será um trabalho pautado em muito esforço e muita união com todos os jovens, que estarão pautando, através do Conselho, as propostas e agendas para ampliar a participação da juventude nos comandos das políticas públicas para o setor, em Andirá.  Temos esperança no seu sucesso como líder e estamos dando todo o apoio possível para o novo departamento”, destacou a Primeira Dama e uma das principais articuladoras do projeto.

No gabinete, o prefeito recebeu Ricardo Simoni e aconselhou: “Para ser um líder político é preciso ouvir a população, dialogar bastante com os setores jovens, ter o pé no chão, ter humildade no trato com as pessoas e saber que é com muito trabalho e com muita vontade de mudar as coisas que os projetos alcançam sucesso. Sabedoria, transparência e ousadia precisam marcar este departamento”.  Ricardo agradeceu e destacou que a criação deste órgão é histórico para a população jovem andiraense. “Sempre achei muito importante lutar por aquele que não podem travar as batalhas, portanto quando fui convidado  a participar deste projeto, minha decisão não poderia ser diferente . A juventude merece ter voz dentro do poder público. E isso faz toda diferença. Ao prefeito Xavier e a Ana Lúcia, de antemão, gostaria de agradecer  a confiança e logicamente parabenizar pelo projeto audacioso, pois as pessoas vem e vão, mas a vida daqueles que você muda é eterno. Sem dúvida este novo passo mudará a vida de muitas pessoas”, declarou o novo Coordenador.