Desde o dia 16 de agosto – data da Inauguração da Sala do Empreendedor de Andirá, 31 Micro Empreendedores saíram da informalidade e tornaram-se empresas aptas formalmente, inclusive com garantia de direitos como INSS aos proprietários. Houve mais 1000 atendimentos e só no mês de agosto, Andirá ficou em 4º lugar em números de atendimentos no norte do Paraná. A Sala, coordenada pela agente de desenvolvimento Jheniffer Correia, é um projeto que tem sido de grande importância para potencializar o desenvolvimento econômico no município, segundo informou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Andirá, Sueli Nardoni. Ela destacou que os planejamentos estratégicos da secretaria estão permeando por ações de incentivo às micro e pequenas empresas da cidade, inclusive com orientações do Sebrae, parceira da Prefeitura em capacitações.

No último dia 10, o Sebrae promoveu um curso gratuito  de “orientação para o Acesso ao Crédito”, nas instalações da Escola Municipal Ana Nery. A Prefeita, Ione Abib, juntamente com a Secretária, estiveram presentes na abertura do curso. Ela destacou a importância do encontro e da parceria com o Sebrae, para que os empreendedores possam ampliar seus negócios na comunidade, regularizar documentalmente, inclusive, para que possam participar de processos licitatórios da própria prefeitura. Ela citou que muitos empresários de outras cidades e estados vendem para a prefeitura por que na própria cidade possíveis fornecedores não participam de processos licitatórios por receio ou falta de informação. Para quebrar esta visão e proporcionar mais oportunidades para o desenvolvimento econômico local, o apoio aos micro e pequenos empresários é fundamental.

A Prefeitura de Andirá vem mobilizando um planejamento estratégico neste viés, desde o início do ano, pautado numa visão de desenvolvimento e buscando geração de emprego e renda. A abertura da Sala do Empreendedor foi uma das estratégias que está dando certo, já que conta com contínuo apoio e orientação de consultores do Sebrae. Duas vezes ao mês, sob orientação do consultor Júnior Ferreira, é realizado atendimento aos MEIs, ME e EPP. Duas vezes ao mês, outro tipo de consultoria também é ministrada. Desta vez, do Comitê Gestor do programa Cidade Empreendedora, sob coordenação da consultora do Sebrae Rubia Martoni. A mesma consulto também está atendendo outra importância frente de ação da Prefeitura de Andirá: a mobilização e organização do Conselho Municipal de Turismo.

Mais ações

A parceria Prefeitura e Sebrae também foca em planos pedagógicos, buscando trabalhar com os professores das escolas municipais estratégias de dinamização do processo de ensino – aprendizagem, em temáticas como empreendedorismo. O “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”,  é voltado para alunos dos terceiros anos das instituições municipais de ensino. Já foram entregues 361 livros gratuitos para ampliar o material pedagógico acerca da temática.

Para os gestores

Mas o foco de planejamento estratégico, transparência e economia, buscado pela Prefeitura de Andirá, também contou com capacitação, orientação, treinamentos. Os secretários municipais, juntamente com servidores das respectivas áreas, participaram de um curso sobre compras e licitação. O treinamento teve vários encontros com os profissionais dos setores de compras e licitação da Prefeitura. Depois, um evento na sala de reuniões da Secretaria de Educação, onde cada setor apresentou os procedimentos para os processos licitatórios, compras, com participação dos advogados Procuradores do município, Controladoria e a Prefeita, que expressou a importância do treinamento com a finalidade de modernizar e tornar mais ágil e ainda mais transparente todos os processos da administração pública. O treinamento foi coordenado pelo consultor, Alcione Marques Fernandes.