Com o objetivo de promover economia nos gastos públicos, sair do aluguel, ampliar a frota e tornar ainda mais eficiente o planejamento de atendimento à população, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Andirá (SAMAE) conseguiu mais uma importante conquista: um caminhão equipado com tanque com hidrojato e vacuo para sucção de fossa séptica e desobstrução de esgoto (Limpa Fossa). O veículo foi adquirido com recursos próprios do Samae e custou R$ 142,5 mil. A Prefeita, Ione Abib, juntamente com o Presidente do sistema de água do município, Antônio Carlos Pícolo Furlan, receberam o caminhão, destacando a importância da aquisição própria, o que propiciará economia com serviços que serão desenvolvidos por ele.

A Prefeita informou que esta era uma das prioridades, já que o serviços à população era possível em anos anteriores, graças a aluguel do veículo, com valor mensal de R$ 11.400,00; totalizando, num gasto anual de aluguel, R$ 136.800,00.  Nos últimos oito anos, mais de R$ 1 milhão de reais. Valor este que, agora, serão economizados para investimento no próprio sistema. A entrega do veículo contou, ainda, com a participação do Secretário Municipal de Assuntos Governamentais, Gilmar Leonardo; o diretor do departamento de limpeza pública, Thiago Fregolão; entre outros profissionais do Samae.

Mas não é só esta conquista para o Sistema de Água do município. Andirá vai receber também um caminhão para coleta compactador de lixo, como anunciado no final de setemebro. O convênio foi assinado pela Prefeita, Ione Abib, e pelo governador Beto Richa, durante encontro com os prefeitos no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O veículo é fruto de uma indicação do deputado estadual Evandro Júnior, no valor de R$ 290 mil,  e irá dinamizar os projetos de coleta de lixo propostos pelo Samae e Prefeitura, para a comunidade.

A Prefeita informou que, com o veículo, além de modernizar ainda mais os serviços, também irá atender ao projeto de coleta noturna, uma das principais prospecções da Prefeitura neste setor. Ela destacou, também, que o recurso é a fundo perdido. “Tudo que temos buscado é a fundo perdido. É um caminhão muito moderno que vai possibilitar que a gente faça a coleta noturna, que é um sonho nosso. Eu acho que nós podemos fazer toda a parte central da cidade durante a noite, o que vai gerar muito menos transtorno, pois é difícil estar coletando durante o dia”, disse. “E também ele já vem adaptado para caçambas. Nós vamos estar escolhendo um bairro, como piloto, para estar colocando as caçambas, para que as pessoas depositem os lixos, como está sendo feito em cidades maiores. A gente vai ver se pode isso estar funcionando em Andirá também. Nós temos que modernizar e melhorar a coleta de lixo”, complementou.