Notícias

Home / Cidade / Notícias

Atendimento de emergência móvel será ampliado com a implantação do serviço, que terá sede em Cornélio Procópio

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), previsto para começar a funcionar no próximo dia 30 no Norte Pioneiro, vai redimensionar a saúde naquela região. A implantação do serviço é uma parceria entre os governos federal, estadual e 37 municípios que totalizam mais de 439 mil habitantes.

Os contratos com as prefeitura que aderiram ao serviço já foram firmados, as ambulâncias já chegaram e o pessoal que vai trabalhar está contratado. Está para ser confirmada a vinda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a inauguração oficial do serviço.

O Samu Norte Pioneiro tem como sede a cidade de Cornélio Procópio, onde ficará a chamada Central de Regulação Médica de Urgências. É esta central que vai receber todas as ligações pelo número 192 dos municípios participantes do sistema e fazer a triagem de acordo com as características do atendimento e a cidade de origem da chamada.

O Samu será ativado com 10 ambulâncias básicas e três ambulâncias avançadas que são, na prática, unidades de terapia intensiva (UTI) móveis. Os veículos ficarão distribuidos de maneira estratégica nos municípios da região, de acordo com o tamanho da cidade.

As ambulâncias básicas ficarão em Andirá, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal, Santo Antonio da Platina, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos e Urai. E as ambulâncias avançadas nas cidades de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibaiti.


 

 

Fonte: Folha de Londrina