Com o objetivo de dar destaque a vida e obra de autores andiraenses,  visibilidade às produções literárias, descobrir talentos, incentivar à literatura, propiciar um momento de integração de artes na comunidade (literatura, música, exposição de artes plásticas) e homenagear artistas e escritores de Andirá, o Sarau Literário – projeto desenvolvido pela Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação-, aconteceu nesta semana, na Biblioteca – Indústria do Conhecimento. Esta foi a sexta edição do projeto. A cada edição, um autor andiraense é homenageado e tem seu trabalho destacado.  Desta vez, o evento cultural contou com a presença da escritora e artista plástica Marlene Paschoalino de Souza, uma das maiores referências em artes na comunidade.

Filha dos pioneiros Benedicto e Helena Paschoalino, dona Marlene nasceu em Andirá, em 1941; casada com Edson Souza, mãe de quatro filhos, avó de oito netos e bisavó de três bisnetas. Na formação, conta com um currículo acadêmico bastante diverso e com várias formações, entre as quais: Bacharel em Letras Anglo-Portuguesas; Bacharel em Pedagogia; Pós graduação em Literatura Norte Americana. Pós - graduação em Supervisão, Orientação, Administração e Inspeção escolar. Também possui pós - graduação em Pedagogia religiosa (Teologia).

O encontro marcou pelos relatos da história de vida na comunidade, suas várias produções artísticas e literárias, além de muitos momentos emocionantes de depoimentos de convidados que destacaram o papel da homenageada na formação de novos artistas. Marlene foi professora, diretora escolar, musicista, produz artesanatos, possui um grande acervo de pinturas em telas e gravuras. Ela também é escritora e escreveu um livro científico - documental sobre a Renovação Carismática Católica (Movimento religioso da Igreja Católica). Familiares da artista plástica também estiveram presentes e enalteceram o amor dela pela cultura em Andirá. Alunos e professores da Escola Estadual Barbosa Ferraz e da Escola Municipal Na Nery (Educação de Jovens e Adultos – EJA), participaram desta edição do Sarau. De acordo com o Secretário de Cultura e Comunicação, o projeto tem como missão apoiar os artistas de Andirá, conhecendo e disseminando suas histórias e produções de artes. “O Sarau segue ampliando suas ações de reconhecimento aos nossos escritores e artistas e levando a toda a comunidade a oportunidade de dialogar e conhecer seus trabalhos, democratizando acessos e instigando, até mesmo, os novos talentos” , destacou.

Fonte: Da SECCOM