Uma vez ao mês a Secretaria de Cultura e Comunicação realiza o projeto Sarau Literário, nas dependências da Biblioteca  (Sesi – Indústria do Conhecimento), com o objetivo de destacar os artistas e escritores de Andirá, que já publicaram obras e que figuram pelo campo da literatura, proporcionando a comunidade conhecer um pouco mais sobre seus trabalhos e a importância na construção da cultura local. O Sarau conta com apresentações musicais, exposição das obras e entrevistas com os autores. O local é preparado para recepcionar os convidados (autoridades, estudantes, artistas e toda população) que não saem do evento sem lembrancinhas alusivas.

Na primeira edição, que aconteceu no mês de agosto, o autor andiraense convidado foi o Dr. Adirson Ramos. Médico conhecido na cidade, ele também enveredou-se pela área da literatura e, em parceria com vários outros profissionais e colaboradores, publicou um livro do Rotary Clube, com a história da cidade. O material, bastante rico em detalhes e dados, serve até hoje de referência para estudos. Neste último dia 12 de setembro, a comunidade andiraense teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor Aparecido Bonesso, já falecido, representado pelo seu filho, advogado, professor e também escritor, Allaymer Bonesso.

No mês se setembro comemoramos o aniversário de Andirá. E o período foi propício para homenagear o autor que escreveu o Hino da cidade. Aparecido Bonesso, além de poeta, músico, também foi fotógrafo, barbeiro, maestro da Banda Marcial Municipal. Durante o encontro, que contou com a presença de autoridades e de membros da família, Allaymer expôs o legado do poeta andiraense, os desafios enfrentados, as conquistas, a dedicação às várias modalidades de artes, o amor que dedicou à cultura. O bate papo foi intermediado pelo secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné. Vários participantes também interviram com relatos sobre o autor, entre os quais, o professor e vereador André Rossato. Ele revelou que o Sr. Aparecido Bonesso chegou a fazer o hino da Escola Estadual Stella Maris.

Outro momento importante do encontro foi a apresentação do hino da Apae, também feito pelo autor e musicado pelo músico andiraense Ercole Marteli, que o apresentou durante o Sarau Literário. Ele também relatou sobre a importância do artista na comunidade.  O encontro terminou com homenagens à família, marcando mais uma edição especial do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação da cidade.