O município de Andirá tem nova gestão na Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio oficial foi feito no início da última semana e a troca foi necessária depois da saída de Paulo César Fernandes, quem dirigiu a pasta nestes oito primeiros meses de gestão Abib, onde teve importantes conquistas e também administrou vários desafios da pasta considerada uma das mais sensíveis da gestão pública municipal. A Prefeita, Ione Abib, agradeceu os trabalhos desenvolvidos e o empenho do secretário durante sua permanência a frente da pasta. Também destacou que a saída atende um pedido que ele já havia feito em ocasiões anteriores. “O Paulinho pediu para sair. Há algum tempo vinha com esta necessidade. A gente vinha pedindo para ele continuar mas, agora, não teve jeito”.

Para substituí-lo, a Prefeita convidou a então secretária municipal de Assuntos Governamentais, Ednyra Aparecida Sanches Bueno de Godoy Ferreira, que assumiu prontamente o desafio e já nos primeiros dias prospectou um plano de gestão que prioriza, fundamentalmente, o atendimento humanizado. Advogada, com experiência em gestão, a nova secretária é uma das mais importantes lideranças da gestão Abib e deve prospectar mudanças estruturais significativas nos setores que orbitam a secretaria.

De acordo com ela, é obrigação do município e desejo da prefeita que se promovam mecanismos estratégicos que facilitem acessos da população aos serviços da saúde pública com qualidade, atendimento humanizado, solução de demandas. Ela ainda está se interando dos aspectos organizacionais, mas, já adiantou que haverá remanejamentos estruturais no Posto de Saúde Central. Setores como a Farmácia e Vigilância terão outros espaços de trabalhos na unidade, com senhas de atendimento, facilitando para os usuários e promovendo mais conforto. Na próxima semana ela tem agenda apertada. Fará visitas nos Postos de Saúde, conversando com os funcionários colaboradores e com a população usuária das unidades, para saber sobre as demandas e buscar acrescentar no planejamento as melhorias apontadas.

Novos projetos de integração da secretaria, mais ampliação dialógica entre os setores, participação mais intensa em eventos comunitários levando serviços às comunidades, dinamização nos atendimentos dos exames de preventivos são só alguns dos tópicos já elencados pela nova secretária que contará com a ajuda de um outro profissional gestor. Alessandro Otênio, Farmacêutico e Químico assumiu como diretor administrativo e terá como missão o gerenciamento dos recursos da Saúde, auxiliando Ednyra na coordenação e aplicação dos projetos e recursos. Otênio também é professor universitário e já atuou como secretário de Saúde na cidade de Bandeirantes. Para a prefeita, esta parceria profissional trará importantes conquistas para a saúde. “A gestão dos recursos da saúde é complexa. Existem vários recursos parados em conta desde 2014. E a gente não pode deixar isso parado. Na situação que a saúde se encontra, temos que utilizar todos os recursos vindos”, disse a Prefeita.

Novas ações

A próxima semana será de importantes ações da secretaria de Saúde de Andirá. Isso por que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) volta a funcionar na cidade, com novo espaço, confortável, novos planejamentos de trabalho. A unidade vai contar com equipe completa, entre eles: psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, educador físico. Esta era uma demanda antiga da população usuária que estava sendo atendida fora da cidade.

Nos próximos dias, também, terá início a um outro importante projeto conquistado para Andirá. O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) dará apoio às unidades básicas de saúde nas comunidades, com equipe de profissionais que farão atendimento nos bairros, nas casas, principalmente para os pacientes acamados ou que tenham dificuldades de locomoção. A equipe será composta, entre outros, por pediatra, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom