Com o objetivo de implantar uma ação de arborização na avenida Goiás, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Andirá realizou nesta quinta-feira, dia 09, plantações de árvores Resedá em toda a extensão. Ao todo foram 150 mudas desta planta, de origem indiana, considerada uma das mais lindas para projetos urbanos. Suas raízes superficiais não destroem calçadas, como acontecem com muitas das espécies geralmente usadas em paisagismo urbano. De acordo com o Secretário, o porte pequeno desta árvore mantém a copa longe da fiação, evitando podas excessivas.

A florada, nas cores branca e rosa se mantêm intensas por toda a primavera e também aguenta o inverno. O tronco do Resedá é quase tão bonito quanto suas flores, que muito lembram bolinhas de papel crepom amassado. A casca lisa e mesclada lembra um pouco a da jabuticabeira, com a diferença de que, ao contrário da prima frutífera, o tronco do Resedá não descasca com facilidade.

Dialogando

Mas a meta não foi apenas cuidar das áreas verdes desta localidade. O Secretário Renato Cezar Martins também aproveitou a ação para dialogar com os moradores, ouvir as demandas, sugestões e orientar quanto às questões ligadas ao meio ambiente. Várias plantas mortas foram retiradas para serem substituídas. Uma experiência importante, de união entre o poder público e a população, com o objetivo de proporcionar mais beleza à cidade.

No próximo dia 25 de abril, a Secretaria também estará participando do projeto “Prefeitura nos Bairros”, que ocorrerá no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida. Lá, a Secretaria além de distribuição de plantas aos moradores, estará orientando a população e agricultores sobre as diversas ações ligadas aos trabalhos desenvolvidos no setor, pelo poder público municipal.