A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde promovem, promoveram nesta quinta-feira, dia11, a 12ª Conferência Municipal de Saúde, que discutiu sobre temas importantes a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizou a eleição dos representantes do Conselho Municipal de Saúde.

O evento, que aconteceu nas instalações da Casa da Amizade, reuniu profissionais de saúde das esferas públicas, privadas, representantes de instituições sociais, funcionários da Sociedade Beneficente de Andirá, representantes do SAMU, dos órgãos atrelados a Secretaria Municipal de Saúde e convidados da Sociedade Civil. Com o tema: “Saúde Pública de qualidade que todos queremos”, a Conferência é o espaço onde começam as discussões dos assuntos mais importantes para o sistema de saúde, que não é formado exclusivamente pelo poder público, mas, também, pelo prestador de serviço e pelo usuário, que tem um papel muito importante nos debates. O objetivo é avaliar a situação da saúde no município, propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde e eleger a nova diretoria do Conselho, que deve ter a participação das três esferas representativas do SUS (Usuários, Prestadores de Serviços e Gestores).

Na abertura oficial, autoridades destacaram os desafios e as conquistas da saúde em Andirá. Só em 2014, o município que, por obrigação de Lei tem que investir 15% do total da arrecadação na área, investiu 23,5%. Uma elevação que apontou a saúde como prioridade na gestão do prefeito José Ronaldo Xavier, que compreende os desafios a serem superados na área e apostas em políticas de integração para melhorar, cada vez mais, a área. O Secretário Municipal de Saúde de Andirá, Diego Domingues, durante seu discurso, enalteceu os avanços já conquistados e as articulações de novos projetos prospectados. Ele anunciou, inclusive, a contratação de mais uma profissional médica para o quadro da Secretaria, que irá atender a Vila Industrial.

Durante o encontro, os participantes tiveram, também, a oportunidade de participar de uma palestra sobre a temática com a Ex-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joelma Aparecida de Souza Carvalho e ampliaram discussões nos grupos de debates. Todos os participantes receberam certificado gratuitamente.

Os participantes da Conferência Municipal de Saúde de Andirá aproveitaram o evento para realizar um minuto de silêncio, em sinal de luto pela morte de Marcos Florisvaldo Macedo, funcionário da Prefeitura e que faleceu nesta quinta-feira, dia 12.