A Prefeitura de Andirá começa na próxima quarta-feira, dia 30, a segunda etapa do curso de capacitação continuada em Educomunicação.  O foco é a melhoria comunicacional dos setores do governo com a população, melhorando o diálogo e tornando mais ágil a solução de demandas. No ano passado, durante a primeira fase, mais de 300 profissionais – além de estudantes secundaristas, universitários e representantes de instituições sociais – participaram dos módulos de formação, que contou com a presença de palestrantes renomandos das áreas de comunicação, educação e cultura.  “A meta da primeira fase foi apresentar a teoria da educomunicação e como ela se aplica, dentro dos espaços do poder público, como ferramenta para ampliação dos ecossistemas comunicacionais, tornando a relação governo / comunidade muito mais eficaz. Nossa busca, na comunicação pública, é justamente essa: tornar mais dinâmica os coeficientes dialógicos e, conseqüentemente, a solução de demandas”, explica o jornalista e Secretário Municipal de Comunicação Social, Tiago Silvio Dedoné – quem coordena o projeto -.

Segundo ele o trabalho versa por todas as áreas do poder público e faz parte do projeto de gestão de comunicação da Secretaria de Comunicação, com apoio de todas as demais Secretarias. Nesta quarta, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Dedoné apresentou aos diretores das escolas municipais, Centros de Educação Infantil, representantes do Centro de Referência Especializa em Assistência Social (CREAS), da Coordenadoria Municipal de Juventude  e do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), a programação dos próximos módulos.

Serão 10 encontros. Cada módulo terão dois encontros. As oficinas serão: Audiovisual, Rádio, Fotografia – Discursos da Imagem; Jornal Impresso – Fanzine; Web e Leitura Crítica da Mídia. Os professores e ou demais profissionais de outras áreas, terão que produzir e aplicar um plano de aula (no caso das demais, aplicar uma ação estratégica). Todo o segundo módulo terá 90 horas de curso, contando a aula teórica e a produção / aplicação nos ambientes externos ao curso. Os alunos, representando cada instituição, apresentará os trabalhos na formatura. Quem não fez o primeiro módulo pode fazer o segundo. Também poderão participar estudantes e demais interessados que não integrem o quadro de funcionários da prefeitura.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 29, terça – feira, na Secretaria Municipal de Comunicação (Prefeitura/ 3538.8100). Os que já integram a rede de educação, farão as inscrições diretamente com a direção de sua instituição.

Fonte: Secom PMA