Soltura de peixes nos Rios das Cinzas e Paranapanema em Andirá
Em dois dias, 14 e 15 de abril, os Rios Paranapanema e Cinzas, receberam um milhão de peixes juvenis da espécie Pacu, do Programa de Reposição do Estoque Peixeiro, do governo do Estado, que repova os principais rios paranaenses.
Na manhã de quarta-feira (14), os prefeitos: José Ronaldo Xavier (PTB) de Andirá e Reinaldo Custódio da Silva (PR) de Palmital-SP, participaram da soltura no Rio Paranapanema, no loteamento Canoas II, há 15 km de Andirá.
Na quinta-feira (15), a reposição foi feita no Rio das Cinzas, na Associação dos Servidores Públicos Municipais, distante cerca de seis quilômetros da cidade.
O prefeito andiraense agradeceu ao governo do Estado pelo investimento de mais de R$ 350 mil no município, através do Programa, destacando que , “O repovoamento dos rios estimulará as atividades pesqueiras na região, agregando rendas às famílias de pescadores artesanais, além de favorecer o desenvolvimento turístico através da pesca esportiva e lazer”.
Na oportunidade, às margens do Rio Paranapanema, Xavier assinou a renovação do convênio do município com a Emater, por mais três anos.
Os eventos coordenados pela secretaria da agricultura, contaram com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da SEAB, Duke Energy, EMATER e estudantes e professores das escolas municipais e estaduais de Andirá
O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado possibilita o repovoamento de espécies nativas nos rios paranaenses, preserva o meio ambiente e aumenta a renda de pescadores artesanais, além de garantir empregos relacionados à pesca esportiva.
A iniciativa se soma a outras ações praticadas pelo Governo do Paraná em benefício do meio ambiente, como o incentivo do plantio de mata ciliar às margens de nossos rios, que melhoram a qualidade das águas e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos paranaenses.