A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, encerrou nesta semana o curso de Desenho Artístico – Técnicas Básicas, proporcionado via parceria com o Serviço Nacional de Comércio (Senac). Crianças e Adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Projeto Esperança, participaram do curso que teve duração de dois meses e meio e versou sobre vários aspectos técnicos da produção de desenho artístico. As aulas, que foram ministradas na sede do Projeto Esperança pela Instrutora do Senac, Neusa Pedro Bolorino, teve importantes resultados, com descoberta e incentivo de novos talentos na área do desenho.

O encerramento, que contou com a presença dos representantes da Secretaria, teve, também, uma exposição das atividades produzidas, para que os visitantes pudessem apreciar as evoluções dos alunos, após as aplicações das técnicas inseridas no conteúdo programático. De acordo com a Pedagoga Luana Barbosa, Facilitadora de Oficina de Orientação Social, os trabalhos foram norteados por estratégia de mobilização de intervenção social: “No início do curso eles se sentiam recuados, incapazes de aprender para produzir. Aos poucos a professora foi conquistando-os, apresentando suas capacidades e as técnicas então utilizadas. Assim, a cada dia de curso, eles produziam cada vez mais e melhor. Nos últimos dias, as produções artísticas apoiaram-se exclusivamente nos conteúdos abordados e assim o resultado foi encantador. Foi um processo de aprendizagem significativo e satisfatório para todos que ali participaram”, declarou.

A facilitadora ainda destacou a importância desta parceria da Secretaria de Assistência Social com o Senac. Segundo ela, o curso instigou descoberta de novos talentos, trabalhou a integração e socialização e fomentou debates sobre arte.