Notícias

Home / Cidade / Notícias

O Programa Compra Andirá é uma ferramenta de democratização de informações e parcerias com o objetivo de integrar diversos setores da administração pública municipal, com mais eficiência, apoio a ampliação da participação de empresas locais - visando potencializar a economia – e transparência.  Para legitimar, ainda mais, esta ação, a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Administração, deu início, nesta última semana,  a uma importante estratégia de comunicação: a transmissão, ao vivo, dos processos licitatórios.

O primeiro pregão presencial transmitido pela rede social facebook, na página do programa Compra Andirá, foi justamente o primeiro passo para a realização da tão sonhada rede de esgoto dos bairros Santa Inês e Pantanal, que aguardam, há décadas, a garantia deste direito. Neste primeiro pregão, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto realizou o processo para compras de materiais hidráulicos para esta obra. Além das empresas interessadas no certame e da equipe do setor de Licitação, a primeira transmissão oficial contou com a presença do Secretário Municipal de Administração, Marcos César Caetano Pimenta e da Prefeita, Ione Abib, que explicaram, para os participantes, sobre a importância de mais esta ferramenta de democratização e transparência. O diretor Presidente do Samae, Antônio Carlos Picolo Furlan, e equipe da Autarquia, também participaram.

Além das publicações serem feitas no site da Prefeitura, todos os pregões presenciais de licitações são públicos e abertos para que a população acompanhe pessoalmente. Para ampliar ainda mais este processo e visando a garantia do princípio da transparência, a Prefeitura, através do Programa Compra Andirá, criou também uma página pública na rede social onde , todos os dias, socializa as informações dos editais licitatórios abertos, buscando atingir o máximo possível de público. Agora, também com videos ao vivo.

Durante a transmissão do vídeo - juntamente com o áudio de todo o pregão presencial -, registra os procedimentos introdutórios da sessão, a abertura dos envelopes que contém a documentação da habilitação dos concorrentes, a verificação das propostas recebidas com os requisitos do edital, o julgamento e a classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação de cada edital, entre outros procedimentos do processo.

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação