O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Andirá, foi inaugurado na última segunda-feira (04) e já está atendendo a população. As chamadas poderão ser feita  a qualquer hora do dia ou da noite, através do número 192, que é gratuito e pode ser discado de  telefone fixo ou móvel. A estrutura anexa à base da Defesa Civil, conta com ambulância equipada para prestar primeiros socorros, técnicos de enfermagem e condutores. O equipamento vai se integrar à Central de Regulação Médica de Urgências do Norte Pioneiro, com sede em Cornélio Procópio, onde ficará a Unidade Móvel de Terapia Intensiva – ambulância avançada. È esta central que vai receber todas as ligações pelo 192 dos municípios participantes do sistema e fazer a triagem de acordo com as características do atendimento e a cidade de origem da chamada.

Durante a inauguração, o prefeito José Ronaldo Xavier destacou a importância do SAMU para a população e que  a sua implantação  é mais uma conquista alcançada  através de parceria com os governos federal e estadual. Explicou que  a ambulância que será utilizada  foi enviada pelo Ministério da saúde,  há mais de um ano e que estava parada aguardando a instalação do serviço no Norte Pioneiro. Ele elogiou a Secretária  Municipal de Saúde, Sheila Rodrigues Paião, pelo trabalho que vem realizando em sua pasta e encerrou  o seu  pronunciamento desejando sucesso  à equipe que vai atuar na unidade. Já a secretária Sheila Paião informou que o objetivo do SAMU é realizar  atendimentos médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança até o ambulatório ou hospital, onde  terá vaga garantida. Segundo ela, os atendimentos de menor complexidade continuarão sendo feitos pelas ambulâncias já existentes na rede municipal de saúde.

Também usaram a palavra, o comandante do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio, Capitão Azevedo  e o presidente da Câmara de Vereadores de Andirá, Prof. André Anderson Rossato.

Além das autoridades já nominadas, a solenidade foi prestigiada pelo tecnólogo Moizes Nicoleto, representando a 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio; Sargentos: Claudeci Antônio dos santos, comandante da PM de Andirá e Aroldo Cezar da Silva, da Defesa Civil;   Edmar de Freitas Alboneti, prefeito de Barra do Jacaré;  secretários municipais de saúde de Uraí e Sertaneja; Dr. José Reinaldo, Diretor Clinico do Hospital de Andirá; secretários municipais de Andirá e vereadores:  João Padeiro, Pa. Natalina Almeida; secretários municipais de Andirá.

Click no link abaixo para ver todas as fotos dessa matéria.

Fonte: Assessoria - João Campos