Vereadores visitam projetos sociais
Os vereadores: André Anderson Rossato (PTB), João Metrovini Filho (PTB), Milton Petrica ( PDT ) e Paulo Fernandes de Brito( PDT ),visitaram recentemente, dois importantes projetos desenvolvidos pela administração pública de Andirá, através da Secretaria de Ação Social : Vaca Mecânica e CRAS . Recepcionados pela Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, primeiro, os Edis conheceram as novas instalações da Vaca Mecânica, na Central do Trabalhador, onde são produzidos diariamente cerca de 600 litros de leite a base de soja e distribuídos às pessoas cadastradas no programa, a maioria por recomendação medica.
Até 2008, a Vaca Mecânica funcionou precariamente num antigo prédio da Rua São Paulo. Em janeiro de 2009 a atual administração suspendeu a produção do leite por alguns meses, para readequar a fábrica de acordo com as exigências regulatórias da Vigilância Sanitária. Para isso foi necessário mudar de prédio; reformar todos as máquinas e adquirir novos equipamentos. Inclusive câmara fria, item importante na conservação do produto, não utilizado pela administração anterior.
Após conhecer todo o processo de fabricação do alimento, os vereadores visitaram as novas instalações do CRAS, situada à Rua Pará, nº 150. O CRAS - Centro de Referência em Assistência Social, oferece serviços do PAIF - Programa de Atenção Integral à Família, além de outros benefícios de proteção social básica, destinados à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). A instituição conta com cinco profissionais especializados e uma estagiaria. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.
Na oportunidade, a secretária de Ação Social, Ana Lúcia, mostrou à comitiva do legislativo, as 07 máquinas de costura adquiridas recentemente pela administração, com recursos do IGD : 03 Reta Zig Zag, 02 Overlock Industrial e 02 Overlock semi-indústrial. As máquinas serão utilizadas nos cursos básicos de corte e costura que serão realizados pela prefeitura, através do CRAS, tendo como público alvo pessoas carentes cadastradas na instituição, a fim de que se qualifiquem melhor para mercado de trabalho e saiam da vulnerabilidade social, melhorando a renda familiar.
Ao finalizar as visitas, os vereadores elogiaram a Primeira – Dama e Secretária, Ana Lúcia, pelas ações que vem desenvolvendo com sua equipe, em prol das famílias carentes. Na avaliação da comitiva “ Os projetos e programas realizados nessa área, no município, poderiam servir de modelo à outras cidades”.