Os vereadores: André Anderson Rossato (PTB), João Metrovini Filho (PTB), Milton Petrica ( PDT ) e Paulo Fernandes de Brito( PDT ),visitaram  recentemente, dois importantes projetos desenvolvidos  pela  administração pública de Andirá,  através da  Secretaria de Ação Social : Vaca Mecânica e CRAS . Recepcionados  pela Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, primeiro, os Edis   conheceram  as novas instalações da Vaca Mecânica, na Central do Trabalhador, onde são produzidos diariamente cerca de 600 litros de leite a base de soja  e   distribuídos às pessoas cadastradas no programa, a maioria por recomendação medica.

Até  2008, a Vaca Mecânica funcionou precariamente num  antigo  prédio da Rua São Paulo. Em  janeiro de  2009  a atual administração suspendeu a produção  do leite por alguns meses,  para   readequar  a fábrica  de acordo com as exigências regulatórias da Vigilância Sanitária. Para isso foi necessário mudar de prédio; reformar todos as máquinas  e adquirir novos equipamentos. Inclusive câmara fria, item importante na  conservação do produto,  não utilizado pela administração anterior.

Após  conhecer todo o processo de fabricação do alimento, os vereadores visitaram  as novas instalações do CRAS, situada à Rua Pará, nº 150.  O CRAS - Centro de Referência em  Assistência Social, oferece serviços  do PAIF - Programa de Atenção Integral à Família,  além de outros  benefícios de proteção social básica, destinados   à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). A instituição  conta com  cinco profissionais especializados e uma estagiaria. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

Na oportunidade, a secretária de Ação Social, Ana Lúcia, mostrou à comitiva do legislativo, as 07 máquinas de costura adquiridas recentemente pela administração, com recursos do IGD : 03 Reta Zig Zag, 02 Overlock Industrial e  02  Overlock semi-indústrial. As máquinas serão utilizadas nos cursos básicos de corte e costura  que serão realizados  pela prefeitura, através do CRAS, tendo como público alvo pessoas carentes cadastradas na instituição, a  fim de  que se qualifiquem melhor para  mercado de trabalho e saiam da vulnerabilidade social, melhorando a renda familiar.

Ao finalizar as visitas, os vereadores elogiaram a Primeira – Dama e Secretária, Ana Lúcia, pelas ações que vem desenvolvendo com sua equipe,  em prol das famílias carentes. Na avaliação da comitiva “ Os projetos e programas realizados  nessa área, no município, poderiam servir de modelo à outras cidades”.

Fonte: Da assessoria