O vice-prefeito de Andirá, Antônio Carlos dos Santos (Galizé), acompanhado da vice primeira-dama, Mércia Bonacin dos Santos, juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Dragone (Sdd) e o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Cesar Fernandes, participaram na última terça-feira, dia 17, da solenidade de posse da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOPI), que terá gerência pelo biênio 2017-2018. A Prefeita, Ione Abib, não participou pois estava em agendas com parlamentares e em Secretarias de Estado, em Curitiba. O governador Beto Richa  também participou do encontro e destacou os desafios e avanços da saúde pública no Paraná. Ele também destacou os compromissos de articulações de benefícios para os municípios paranaenses.“A crise faz com que as arrecadações caiam, dificultando o dever dos gestores públicos de cumprir com sua obrigação de prover as necessidades da população. Hoje temos a melhor situação financeira e fiscal do Brasil para continuar garantindo investimentos aos municípios”, disse o governador.

Prefeitos e vices de 22 municípios da região, deputados, autoridades políticas, do setor da saúde e imprensa participaram do encontro, que também serviu para apresentar aos novos gestores da saúde pública municipal, projetos e caminhos para políticas públicas no setor. O novo presidente do Cisnop, Edimar Santos (Prefeito de Santa Cecília do Pavão), afirmou que existem vários desafios para serem superados, mas enalteceu que haverá muito trabalho, numa ação conjunta com os municípios, para buscar garantir a qualidade da saúde pública que a população desta região espera. “Vamos retomar as parcerias e o diálogo, ampliando o número de consultas. Também queremos mudar a sede do Samu e trocar as ambulâncias”, disse. Segundo ele, o ajuste fiscal feito pelo governo tem proporcionado recursos aos municípios do Paraná. “O ajuste feito tem aberto caminhos para o desenvolvimento do Estado. O Governo já anunciou R$ 1 mi para a reforma e a estruturação da sede administrativa do Consórcio”, afirmou.

Andirá também faz parte dos municípios que integram o Cisnop. O vice – prefeito desejou sorte e muito planejamento estratégico à nova diretoria, para buscar garantias de direitos essenciais à saúde. O Presidente da Câmara, Claudemir Dragone, também destacou a importância de renovação de gestão. “Andirá é beneficiada neste consórcio. Muitos cidadãos de nossa comunidade são atendidos  lá, principalmente com especialidades. Também desejamos sucesso ao novo gestor e esperamos um planejamento com muito diálogo, integração entre os municípios e garantia de atendimentos de qualidade”. O Secretário Municipal de Saúde destacou que parcerias e integração entre os municípios e o consórcio são essenciais para o bom andamentos dos planos propostos.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM