A semana foi de importantes conquistas para a comunidade jovem de Andirá. Foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, na segunda-feira (30), o Projeto de Lei 109/2015, de autoria do executivo, que cria a Coordenadoria Municipal de Juventude, uma ação histórica, fruto de muita mobilização entre os movimentos de juventude da cidade, que pontuaram norteamentos de políticas públicas, durante o Fórum Municipal de Juventude, ocorrido no dia 17 de novembro. Agora, os jovens terão espaço aberto e democrático de diálogo e ações para o setor, ampliando diagnósticos, identificando potencialidades , demandas e propondo uma agenda positiva constante para ampliação da participação dos setoriais jovens na condução das PPJs.

Na quarta-feira, dia 02, o prefeito José Ronaldo Xavier sancionou a Lei nº 2717/1º de dezembro de 2015, no gabinete da prefeitura, na presença de lideranças de movimentos jovens católicos, evangélicos, de ativistas culturais, estudantes secundaristas, universitários e Rotaract. Foi ato simbólico e histórico, já que a partir de agora, Andirá passa a ser o primeiro município de toda região a contar com um departamento interno com a tarefa específica de organizar os movimentos, pensar e aplicar políticas públicas para juventude. “Esta é uma ação importante de comunicação entre o poder público municipal e os setoriais jovens de Andirá. Uma necessidade, um sonho, que agora é uma realidade institucionalizada. O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, além do Governo do estado, têm muitos projetos e recursos, mas, precisávamos ter este espaço criado para facilitar esta busca. É importante pensar no protagonismo da juventude e dar espaço para o desenvolvimento de ações”, destacou o jornalista Tiago Dedoné, Secretário de Comunicação Social. “Tenho que agradecer, muito, os vereadores de Andirá, que aprovaram a Lei, que chegou na casa em caráter de urgência, para que desse tempo de mandar, ainda este, a Lei do Conselho Jovem, e ao prefeito Xavier e a Ana Lúcia, pelo forte apoio a juventude de Andirá”.

De acordo com William Souza, líder do movimento jovem da Igreja Assembléia de Deus Missão, com este espaço, a juventude terá mais vez e voz no poder público. “Hoje é um dia ímpar na vida dos jovens andiraenses, pois foi aprovada a lei que dá poder aos jovens e cria a Coordenadoria. Isto tudo se deu graças a uma pessoa chamada Tiago Dedoné, que plantou a semente na mente de cada jovem andiraense e acreditou fazendo o 1° Fórum; depois disso, os jovens acreditaram na idéia e hoje é uma realidade nas vidas das nossas juventudes andiraenses e porque não dizer da população andiraense. Parabéns a todos os jovens pela conquista, a todos os vereadores que acreditaram neste projeto e votaram sim para que este sonho se tornasse realidade. Agora e só os jovens arregaçarem as mangas e irem à luta”, destacou.

A Coordenadoria Municipal de Juventude será atrelada a Secretaria Municipal de Ação Social, que já conta com núcleos de participação popular, como grupos de Conselhos. Para a Secretária de Ação Social e Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier, esta é uma grande vitória da juventude. "Este projeto nós já estávamos fomentando há quase dois anos e, com a chegada do Tiago, sistematizou as ações. Hoje, com a Lei, atendemos um sonho da juventude, que é o de garantir protagonismos e espaços para intervenção direta dos jovens na condução das políticas públicas", disse.