Departamentos / Secretaria Municipal da Saúde

Os Instrumentos de Gestão da Saúde, tratam-se de instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde - SUS, buscando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde. 

  •  Relatório Anual de Gestão (RAG) é o instrumento que apresenta os resultados alcançados com a execução da PAS,  apurados com base no conjunto de diretrizes, objetivos e indicadores do Plano de Saúde, e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários ao Plano de Saúde e às Programações. 
  • Programa Anual de Saúde (PAS) é instrumento que operacioanaliza as intenções expressas no Plano Municipal de Saúde e são detalhadas  as ações, metas e os recursos financeiros que serão utilizados no ano. 
  • Plano Municipal de Saúde (PMS) é instrumento que sistematiza o conjunto de proposições polícia do governo municipal na área de saúde. É o conjunto de propostas de ação em relação aos problemas e necessidades de saúde da população do Município levando em conta os princípios e diretrizes gerais que regem a política de saúde.